"(...) as realidades mais óbvias, onipresentes e fundamentais são com frequência as mais difíceis de ver e conversar a respeito. Dito dessa forma, em uma frase, é claro que isso não passa de uma platitude banal, mas o fato é que nas trincheiras cotidianas da existência adulta as platitudes banais podem ter uma importância vital, ou pelo menos é o que eu gostaria de sugerir a vocês nessa manhã de tempo seco e agradável." (David Foster Wallace, "This is water", 2005)

sábado, 20 de julho de 2013

"... avançam mais sutis que os Anjos do Mal"

"As joias" de Baudelaire, integrante de "As flores do mal". Não sei de quem é essa tradução para o português, mas é a mais conhecida. Poesia altamente sensual para chocar os carolas do séc. XIX.

A amada estava nua e, para o meu amor,
O seu corpo a florir só de jóias faísca.
E em sua ostentação, revela o ar vencedor
Que num dia feliz tem a escrava mourisca.

Quando atira na dança o ruído zombador,
Este mundo a irradiar de pedras e metais,
Põe-me num frenesi e adoro até o furor
O que une a luz ao som mas em partes iguais.

Ela estava deitada e deixando-se amar,
Do alto do seu divã, ela sorri sem medo,
Ao meu amor profundo e doce como o mar
Que procura alcança-la assim como um rochedo.

O olhar fixado em mim, como um tigre domado,
Com ar vago e distante ensaiava poses,
E o seu candor unido ao ar mais debochado,
Só vai fatalizar suas metamorfoses;

Sua coxa e seus rins, seu braço e sua perna,
Óleo lustroso e cisne a ondular a linha,
Passam por meu olhar de luz aguda e terna;
Ventre e seios do amor, cachos de minha vinha,

Avançam mais sutis que os Anjos do Mal,
Perturbando o repouso em que pus a minha alma,
Como para abalar, da rocha de cristal,
Em que ela está sentada solitária e calma.

Acredito que ali novo desenho alia
De Antíope os quadris a um busto de adolescente,
De tal modo realça em seu porte a bacia,
E sobre a sua tez a maquiagem é tão luzente!

- E tendo finalmente a lâmpada morrido,
E como a alcova só se ilumina da lareira,
Cada vez que ela solta um flamante gemido,
Umedece de sangue esta pele trigueira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário