"(...) as realidades mais óbvias, onipresentes e fundamentais são com frequência as mais difíceis de ver e conversar a respeito. Dito dessa forma, em uma frase, é claro que isso não passa de uma platitude banal, mas o fato é que nas trincheiras cotidianas da existência adulta as platitudes banais podem ter uma importância vital, ou pelo menos é o que eu gostaria de sugerir a vocês nessa manhã de tempo seco e agradável." (David Foster Wallace, "This is water", 2005)

sábado, 1 de junho de 2013

Ultraesquerdismo, ou "complexo de vestal"

Começando junho, Cannon contra o sectarismo:

O ultraesquerdismo é um vírus terrível. Prospera melhor em movimento isolado das massas, que não tem nenhum corretivo destas (...) Quanto menos gente os escuta, quanto menos efeitos têm suas palavras sobre o curso dos eventos humanos, mais extremos, irracionais e histéricos são em suas formulações.

Em "História do Trotskismo Norte-americano" (aqui). É fantástico que o "complexo de vestal" (isto é, a convicção de ser o único "puro" e "imaculado" revolucionário verdadeiro) subsista mesmo diante de tantas admoestações. Os sectários, aqueles que simplificam a realidade para não cair em tentação, como diz Trotsky, não se emendam. O ultraesquerdismo muitas vezes é puro oportunismo. Porém ainda acho que, entre dois extremos -o esquerdismo e o direitismo-, isto é, entre a doença infantil e a doença senil, essa última é pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário