"(...) as realidades mais óbvias, onipresentes e fundamentais são com frequência as mais difíceis de ver e conversar a respeito. Dito dessa forma, em uma frase, é claro que isso não passa de uma platitude banal, mas o fato é que nas trincheiras cotidianas da existência adulta as platitudes banais podem ter uma importância vital, ou pelo menos é o que eu gostaria de sugerir a vocês nessa manhã de tempo seco e agradável." (David Foster Wallace, "This is water", 2005)

quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Ter um pouco mais de 'consciência crítica'..."

Excelente o seguinte trecho de David Foster Wallace, em "Isto é água" ("This is water", 2005), que inspirou o título deste blog. É uma lição contra o pensamento binário e dogmático.

Estou querendo dizer que o verdadeiro significado do mantra do 'ensinar a pensar' nas ciências humanas tem a ver com isso: ser um pouco menos arrogante, ter um pouco mais de 'consciência crítica' a respeito de mim mesmo e minhas certezas… pois no fim das contas uma porcentagem enorme das coisas a respeito das quais estou inclinado a automaticamente ter certeza acaba se revelando ilusória ou completamente equivocada.

Consciência crítica! Apenas isso, mas quão longe estamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário